BONOMI SILVESTRE - ADVOCACIA - SANTO ANDRÉ

DÉBITOS NO SIMPLES NACIONAL

Fale Conosco.

Mais de x anos de experiência com soluções jurídicas

EXCLUSÃO DA EMPRESA DO SIMPLES NACIONAL:

SAIBA O QUE FAZER EM CASO DE DÉBITOS ANTIGOS

 

O Simples Nacional é um regime tributário diferenciado e simplificado, previsto na Lei Complementar nº 123/2006. É um regime compartilhado de arrecadação e fiscalização de tributos, aplicável somente às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

As empresas optam por este tipo de arrecadação por ser um regime menos burocrático e por buscarem a redução da carga tributária.

Contudo, alguns requisitos devem ser preenchidos para que as empresas sejam incluídas e mantidas no Simples Nacional, e é importante que a empresa não tenha pendências cadastrais ou débitos fiscais, sob pena de serem excluídas deste regime simplificado de arrecadação.

No caso de dívidas fiscais, a solução encontrada pelas empresas para manterem-se no Simples Nacional, muitas vezes, é optar pelo parcelamento do débito. Contudo, é importante verificar se o valor do débito apontado corresponde realmente ao valor que deve ser quitado pela empresa. Não é raro que dentre os valores cobrados estão débitos prescritos, o que pode reduzir muito o valor do parcelamento.

É constante a nossa procura por empresas com débitos fiscais, muitas excluídas do Simples Nacional.

Ao analisarmos os débitos, por vezes constatamos a possibilidade de alegar prescrição de boa parte da dívida. Desta forma, a medida judicial cabível é ingressar com Ação Declaratória de Inexistência de Débitos Tributários, formulando pedido de tutela de urgência para que a empresa possa retornar ao Simples Nacional antes mesmo da análise de mérito do processo, caso seja deferida.

Ao final do processo, constatada a prescrição ou decadência, o débito da empresa é drasticamente reduzido, e o parcelamento feito somente do montante que ainda pode ser cobrado. Já tivemos casos de empresas que reduziram seu débito em mais de 95%.

 

 

Gostou? Compartilhe este artigo

WhatsApp
Facebook
LinkedIn